Setembro Amarelo

          Tenho visto falar muito sobre o setembro amarelo. Quase todas as vezes que li algo ou escutei, no fim falava: procure um profissional. Meu questionamento é: será que os profissionais estão preparados para receber pacientes com ideação suicida?! Estudando para o grupo de estudos (O Bom de Saber Psi), li um artigo onde os pacientes relatavam o despreparo dos profissionais da saúde.

          Esse artigo foi feito com pacientes que tentaram o suicídio, mas não foi efetivado. Quando eles chegavam na urgência e emergência dos hospitais eram tratados com discriminação por parte dos profissionais de saúde. Escutavam: “você tinha que ter entrado na frente de um trem; remédio não mata; remédio cura”, “estou aqui te atendendo enquanto tem outros pacientes graves que precisam mais de mim do que você que quer tirar sua vida”, “está doendo essa lavagem? Mas na hora de tomar os remédios você não reclamou não né?”. Diante de tanta discriminação, a situação do paciente pode até piorar.

          Esse seria o momento do profissional da saúde acolher e encaminhar o paciente para profissionais especializados. Entretanto, isso não acontece. Precisamos conscientizar a população para tentar prevenir esse índice de suicídio que só aumenta, mas precisamos também capacitar os profissionais que irão receber esses pacientes. Ideação suicida, tentativas de suicídio, suicídio são temas sérios e jamais devem ser banalizados. Mesmo que você ache que aquela pessoa está falando em se matar apenas por chantagem, você precisa dar importância e pedir a ajuda de um profissional.

          Você não consegue ver o que se passa na cabeça dela e nem sentir o que ela sente e por isso não pode ter certeza se irá ou não se concretizar o suicídio. Acredito que os profissionais da saúde nem sempre sabem sobre esse tema, portanto, é hora dos profissionais da área Psi (psicólogos e psiquiatras) ensinarem o que sabem sobre o suicídio. Precisamos estar unidos por essa causa !!

Psicóloga Victória Cindy

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora